Buscar
  • Marli Mazon

Mudanҫa de carreira na prática

É um dia lindo de primavera e você está num lugar que adora, com as pessoas que ama fazendo planos para as próximas férias. Você se sente muito feliz. Este é um de muitos possíveis cenários ideais para um final de semana.

No entanto, a sua situação no momento é um pouco diferente. Você está sem emprego, o mundo está passando pelo que as pessoas costumam chamar de “crise” e você está sem muita perspectiva. Você se sente péssimo, ansioso quanto ao futuro e fracassado. Tudo isso é compreensível e acredite, muitas pessoas já passaram por isso.

Agora, te convido a olhar para estas circunstâncias com uma perspectiva diferente. Você está com as pessoas que ama, mesmo que a situação pela qual esteja passando não seja aquela que idealizou. E agora você tem a oportunidade de olhar para sua carreira e escolher o que gostaria de fazer daqui para frente.

Se você ama o que tem feito ao longo dos anos, é muito provável que você obtenha uma recoloção profissional semelhante em breve. Quando você gosta do que faz, você dá o melhor de si e fala sobre isso com o coração. Consequentemente as empresas precisam e querem você. Pode ser revigorante mudar de empresa, de colegas e talvez também de campo de negócios.

Por outro lado, se você não estava satisfeito com o seu trabalho, as suas noites de domingo estavam sendo um pouco deprimentes, porque na segunda de manhã você precisaria enfrentar a mesma rotina diária e você começava a semana ansioso para chegar sexta-feira, então, este pode ser o momento de uma mudanҫa ou até mesmo da grande virada. Existem muitas possibilidades lá fora. É hora de pensar em mudar de carreira e ser mais feliz profissionalmente.

Elaborei um passo a passo para ajudá-lo a descobrir o que você ama e a seguir em direҫão a uma profissão que o inspire. Também incluí, no final, algumas práticas importantes para apoiá-lo durante este processo. Eu realmente recomendo que você adote essas práticas em sua vida, esteja você passando pelo processo de se reinventar ou não.

1. Comece sendo aberto e pensando sobre no que você é ou foi bom. Não apenas no trabalho, mas em todas as circunstâncias da vida:

• Quais foram as tarefas/atividades/projetos que mais te entusiasmaram durante a sua carreira? Pegue o seu curriculum, ele te ajudará a lembrar de todo o seu percurso profissional.

• No que você era bom na escola? Você participava ou liderava de algum comitê? O que seus amigos gostavam de aprender com você/te perguntavam?

• Como seria o seu dia ideal? Quais seus sonhos que estão na gaveta?

• Você gostaria de contribuir para a comunidade? Como?

• Se você pudesse fazer qualquer coisa, o que você faria?


2. Quando você tiver uma ideia sobre o que gosta e no que é bom, você estará pronto para iniciar uma pesquisa que te permitirá de combinar seus talentos naturais, aquilo que gosta e possivelmente suas experiências de vida/ trabalho na sua nova profissao:

• Leia sobre as profissões em geral, sobre serviços e sobre o que seria conveniente para a vida das pessoas.

• Inspire-se com pessoas que se reinventaram.

• Aumente sua rede social. Encontre pessoas que trabalham em áreas nas quais você comeҫa a achar que tem a ver com você. Contate-as e peça uma entrevista. Desta forma, você pode adquirir algum conhecimento e aprender sobre alguns erros a evitar em seu novo percurso. Tenho certeza de que há muitas pessoas que ficarão felizes em dedicar algum tempo à você. Não desista se você receber algum “não”.


3. Refine suas opções

• Liste quais são as opções que você descobriu através da sua pesquisa.

• Para cada uma delas, considere seu grau de inspiração e motivação.

• Para cada uma delas, considere as suas circunstâncias. Por exemplo (família, situação econômica, localização geográfica)

• Escolha aquilo que você sente que é para você.


4. Obtenha o apoio de pessoas que são importantes para você. É importante ter com quem contar em momentos de mudanҫa.

5. Faça um plano de ação detalhado considerando os pontos abaixo. O seu planejamento será bem diferente dependendo se você vai buscar uma nova posição no mundo corporativo ou se decidir empreender.

• Ações a serem tomadas. Especifique quando, quem e como.

• Algum suporte profissional necessário? Em que áreas?

• Qual preparação é necessária? Como adquiri-la?

• Como o progresso será medido?

• Estipule períodos (a cada trimestre, por exemplo) para revisar o plano de ação

• Siga rigorosamente seu plano de ação para que você continue progredindo e motivado. Haja, sinta-se e comporta-se de acordo com sua nova atividade. Fale sobre ela como se fosse já uma realidade na sua vida.


A sua performance, criatividade e resultados estão diretamentes ligados ao seu estado interno. Portanto, para ajudar você neste processo, abaixo estão algumas práticas inestimáveis ​​para manter a sua saúde mental, equilibrio emocional, felicidade, inspiração e foco.

- Meditação (de preferência pela manhã após acordar por pelo menos 10 minutos)

- Journaling (após sua meditação). Escreva suas idéias e ações para o dia.

- Gratidão. Seja grato pelas coisas e pessoas em sua vida.

- Caminhadas na natureza e / ou Yoga como prática semanal. Quanto mais melhor.

- Invervalos. Não se esqueça de fazer pequenas pausas de vez em quando durante suas atividades. Aproveite este tempo para respirar profundamente.

- Alimentação balanceada e saudável.

- Sono. Durma pelo menos 7/8 horas por dia.

- Conexão social. Mantenha-se conectado com as pessoas importantes para você. Familia e amigos.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo